terça-feira, 30 de março de 2010

O futuro incerto!

Olá amigos(as),
após meses de preparação que culminaram num dia inesquecível eis que nos questionámos : e agora?

O dia 20 de Março foi sem dúvida um dia inesquecível, raras são as vezes que uma população se une voluntária e desprendidamente em favor de uma causa que é de todos, mas que grande parte das pessoas não se interessa nem quer ver.

Comprovámos os nossos valores humanos através da dádiva que cada um dos participantes deu de si, do seu bem mais precioso, do seu tempo. E esta dádiva ocorreu porque a causa era nobre e a ideia óptima, sendo estes dois dos ingredientes para o seu sucesso.

A dinâmica criada em torno do projecto Limpar Portugal é única e mantém-se, porém encontra-se numa fase, a meu ver, de moratório e por esse motivo penso que devemos ponderar muito bem os passos a tomar, sendo cautelosos para que não cometámos erros desperdiçando a vontade das pessoas.

Sou avesso à ideia de repetir o dia 20 nos mesmos moldes do projecto Limpar Portugal, julgo que isso iria criar uma preversa habituação nos prevaricadores, infelizmente é um risco muito alto. Também não sou da opinião da criação de um grupo estruturado ou associação, pois neste caso o risco seria sermos pró-activos sem causa, burocratizando algo tão díficil como a motivação pessoal das pessoas. Não sou ainda da opinião que se realizem mais reuniões ou tertúlias sem que haja um motivo forte nem uma ideia consistente a ser debatida.

A meu ver, e falo a título pessoal, devíamos respeitar o dia 20 como algo único e irrepetível. Cabe agora a cada um de nós procurar dentro de si a resposta à questão colocada no início. Daí a criação deste blog, para que seja um depositário de ideias, opiniões, sujestões, denúncias. Até que surjam novamente ideias capazes de nos mobilizar de uma forma tão feliz como foi o Projecto Limpar Portugal!

Deixem aqui também fotos do Dia 20. Já alguém falou de uma caminhada pela serra de Montedeiras aberta à comunidade, de um stand de um ambiente nas festividades do Marco.... ideias, ideias, ideias é nisto que devemos trabalhar agora. Já pensaram em quanto valeu a ideia do Limpar Portugal ao país?? Tivemos uma ideia tivemos as pessoas, agora que temos as pessoas toca a ter as ideias!!!
Um grande abraço a todos(as)!

Rui Madureira

Um comentário: