terça-feira, 20 de abril de 2010

O poder da sensibilização

Diz a sabedoria popular que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Este é, sem duvida, um lema que deverá ser levado em consideração numa temática tão complexa como é o quotidiano das populações.
Tomando como pano de fundo o projecto Limpar Portugal, assumi desde inicio que teríamos que adoptar uma atitude pedagógica forte sob pena de, passados alguns meses do dia L, a acção caísse no esquecimento e ficasse simplesmente associada a um único dia, no qual as pessoas recolhiam efectivamente o lixo por elas depositado a céu aberto. Sou mais ambicioso do que isso.
Sensibilização e prevenção são duas palavras que terão de andar de mãos dadas no processo dos comportamentos ambientalmente correctos e terão que ser encaradas como fundamentais no nosso concelho.
Partindo do principio que uma correcta e eficaz sensibilização leva a uma maior prevenção de fenómenos nefastos à nossa sociedade, vamos criar politicas e acções que permitam ter uma diminuição desses mesmos fenómenos. O Limpar Portugal foi uma acção isolada que carece de continuidade. Durante vários meses, a temática dos depósitos de lixo ilegais foi abordada em toda a sua extensão. Foi devidamente identificada, mensurada e parcialmente resolvida... nesse dia. Se organizasse-mos um Limpar Marco de Canaveses no dia 20 de Junho de 2010 enfrentaria-mos a mesma realidade que enfrentamos no dia 20 de Março. Isto para dizer que as acções de sensibilização têm que ser continuadas, não só no que diz respeito aos depósitos ilegais de lixo mas a outras que se mostram essenciais e importantes aos mais diversos níveis.
Acções como a separação dos resíduos e o seu encaminhamentos, a utilização da água e das energias, que são uma constante no nosso quotidiano terão que ser abordadas de uma forma mais eficaz nas escolas e junto da restante população.
Os benefícios do que proponho não levarão muito tempo a ser visíveis, quer a nível económico que a nível de qualidade de vida no nosso concelho.
Apesar da sabedoria popular não ir de encontro ao que é a mudança dos tempos e das mentalidades, há situações em que ela é a solução mais viável...


Bruno Nogueira
brunonogueira74@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário