terça-feira, 27 de abril de 2010

Aquela radiografia velha pode salvar muita gente

in, Jornal de Negócios, por fátima Caçador

A campanha de recolha de radiografias, lançada pela Assistência Média Internacional (AMI), em 1996, foi pioneira na utilização da recolha de resíduos para angariação de fundos. As imagens e o lema usados na publicidade estará ainda estão na memória de muitos, que pela primeira vez viram transformar a ideia de desperdício em algo de valioso, que poderia trazer benefícios.


Luís Lucas, director do Departamento do Ambiente da AMI, recorda que a ideia foi adaptada de uma Organização Não Governamental (ONG) parceira, tendo sido muito bem acolhida pelos portugueses. Nestes 15 anos a associação conseguiu rentabilizar a iniciativa com receitas de 1,2 milhões de euros, um valor significativo para a actividade da associação.

Foi o sucesso desta campanha que serviu de incentivo ao desenvolvimento de novas áreas. Em 2004 juntou-se às radiografias a reciclagem de tinteiros e de telemóveis usados. Já em 2008 a AMI avançou também para a recolha de óleos usados, sempre em parceria com entidades que fazem a gestão logística do processo, ficando a cardo da associação as acções de comunicação, beneficiando do facto de a sua marca garantir credibilidade e operacionalidade nos primeiros contactos com as entidades que aceitam instalar os contentores de recolha dos resíduos.

Se até agora as receitas geradas pelas iniciativas de reciclagem eram maioritariamente mobilizadas para projectos de assistência médica e de âmbito social, especialmente em território nacional, a nova estratégia da AMI passa por redireccionar este dinheiro para uma nova área de actuação: o ambiente. O objectivo é que o departamento de ambiente seja auto-sustentável, gerando o financiamento para os projectos que está a desenvolver nesta área. "Consideramos que muitas questões sociais do futuro vão depender do ambiente e das alterações climáticas, por isso esta é agora uma das áreas estratégicas da AMI", explica o responsável pelo departamento

Para já a AMI está a investir na criação de duas centrais fotovoltaicas, uma no Porto, no Centro de acolhimento Porta Amiga, e outra na Guiné-Bissau, onde vai substituir um gerador para retirar água de um poço gerido pela associação.

E a promessa é de não ficar por aqui, dinamizando outras ideias que sejam benéficas para o ambiente e para as áreas de actuação da associação.

3 comentários:

  1. Boa, então e há projectos/actividades em concreto?
    Gostava de poder ajudar :)

    ResponderExcluir
  2. temos uma ideia em rascunho a ser postada em breve.
    Mantem-te atento ;)

    ResponderExcluir
  3. Em que altura será a Campanha de Recolha de Radiografias em 2010?

    Não consigo encontrar qualquer informação sobre este facto.

    Obrigado..

    Lino Domingos

    ResponderExcluir