terça-feira, 25 de maio de 2010

Cientistas revelam top dez das espécies descobertas em 2009

24.05.2010
PÚBLICO

Os peixes do rio podem ter uma aparência vampírica? Sim. Basta olhar para os dentes da Daniolla dracula, uma nova espécie de um grupo de peixes de água doce encontrada num rio da Birmânia, que tem presas para lutar contra outros machos – uma estreia neste grupo de animais. O peixe é uma das novas espécies que o Instituto Internacional para a Exploração de Espécies pôs no top dez das espécies de 2010, descobertas no ano passado.

As estruturas corporais bizarras não são as únicas razões óbvias para estar na lista. No caso da planta carnívora Nepenthes attenboroughii, endémica da ilha de Palawan, nas Filipinas, é o tamanho da estrutura parecida com um jarro que chama a atenção. O aparelho com 30 centímetros de altura e um diâmetro de 18 centímetros serve para caçar animais. A área onde se encontra é pequena e obrigou a planta a entrar directamente para a lista de espécies criticamente em perigo.

A Dioscorea orangenea é outra planta descoberta em 2009 que está muito ameaçada. Tem um tubérculo comestível parecido com o inhame, mas com vários bolbos, e vive em Madagáscar.

Sete das dez espécies estão em latitudes tropicais ou equatoriais. O Phallus drewesii é o único fungo incluído na lista e foi descoberto em São Tomé. É um cogumelo com forma de falo, daí o nome, tem cinco centímetros e sustenta-se a partir das árvores, crescendo curvado para o chão.

Nos mangais do golfo da Tailândia foi encontrada uma nova lesma do mar que obrigou os investigadores a criarem uma nova família. A Aiteng ater é carnívora e come insectos.

Também a Chondrocladia turbiformis, que vive no mar a Este da Nova Zelândia, pertence a uma antiquíssima família de esponjas carnívoras. Foram encontradas nas suas paredes espículas - estruturas no esqueleto destes animais - que também existiam num fóssil do Jurássico.

Do outro lado do Pacífico, junto da Califórnia, uma expedição encontrou em profundidade o Swima bombiviridis. Um poliqueta, primo afastado da minhoca, que quando se sente ameaçado lança bolas bioluminescentes para enganar os inimigos.

Na lista há mais duas espécies de peixe. O Gymnotus omarum, do Uruguai, uma espécie conhecida há décadas, por ser utilizado em laboratório para estudos fisiológicos sobre electricidade, mas que se pensava que pertencia a outra espécie. E o peixe-sapo Histiophryne psychedelica, habitante dos recifes de coral perto da Indonésia, tem cores muito garridas que permitem viver camuflado.

Por fim, mais de um século depois, encontrou-se uma nova aranha do género Nephila. A Nephila komaci é a maior que se conhece do género com um tamanho de pernas, no caso das fêmeas, de 12 centímetros. Estes aracnídeos podem construir teias com um metro de diâmetro.

No site do instituto estão fotografias das dez espécies. As candidaturas já estão abertas para a lista de 2011. Aceitam-se propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário